Data Driven Canvas

Estrutura Visual para sua Estratégia de Dados

Uma metodologia exclusiva, desenvolvida pelos especialistas da iMaps, para orientar sua empresa na construção de produtos de dados realmente alinhados aos objetivos do negócio e à experiência do usuário. 

O que é o Data Driven Canvas?

O Data Driven Canvas é uma metodologia criada pela iMaps para ajudar líderes e equipes a estruturarem sua jornada data driven de forma clara e objetiva.


Com ele, sua empresa enxerga os pontos críticos da estratégia de dados (dos objetivos de negócio à arquitetura tecnológica), e desenha caminhos práticos para desenvolver produtos de dados que agregam valor ao negócio.

Por que usar o Data Driven Canvas?

O Data Driven Canvas é aplicado em workshops e projetos estratégicos para orientar decisões em Data & Analytics com visão estruturada.


Com ele, sua empresa:

  • Define prioridades estratégicas com base nos objetivos do negócio.
  • Conecta experiência do usuário, arquitetura e entregas em uma visão única.
  • Facilita discussões práticas em equipes, garantindo alinhamento e clareza.

Novidade: Inteligência Artificial integrada

A nova versão do Data Driven Canvas já inclui IA como parte essencial da jornada data driven, mostrando como alinhar inovação tecnológica à viabilidade prática e ao valor estratégico.

Como funciona o Data Driven Canvas

O Data Driven Canvas é composto por sete blocos que orientam a construção da estratégia de dados. Ao reunir os responsáveis pelas decisões e preencher cada quadro, sua equipe cria uma visão estruturada, clara e compartilhada da jornada data driven.

Objetivos

Definição do que é mais importante para a sua empresa, departamento ou divisão. Verbos como “acompanharˮ, “medirˮ e “verificarˮ não devem ser Objetivos. Aqui precisamos de verbos de ação como “aumentarˮ, “reduzirˮ, “manterˮ etc. Por exemplo: Aumentar a produtividade das fábricas.

Indicadores

Escolha dos Key Performance Indicators (KPIs) e metas necessárias para medir o atingimento de seus objetivos. Se não tem uma meta, não há um indicador. Indicadores têm que conseguir expressar o bom ou ruim.
Por exemplo: Produtividade (100 kg / pessoa / dia)
(>100 = verde, >100 = vermelho).

Personas

Definição de perfis que representam os clientes ideais da empresa, baseados em dados reais e pesquisas de mercado. Elas ajudam a entender as necessidades e comportamentos do público, permitindo criar estratégias de marketing e vendas mais eficazes.

Decisões

As decisões são as ações ou instruções a serem tomadas a partir da análise dos dados. Elas envolvem escolher entre alternativas para atingir objetivos específicos, orientadas pelas informações extraídas dos dados.

Dados

Informações coletadas que servem como base para análises e tomada de decisões. Dados podem ser quantitativos (números, métricas) ou qualitativos (opiniões, comportamentos). São essenciais para entender o desempenho da empresa e identificar oportunidades de melhoria.

Data Science & Artificial Intelligence

Recursos de Data Science e AI utilizados identificar padrões e gerar insights, considerando técnicas como algoritmos, modelagens e visão computacional.

Business Intelligence

Dashboards, relatórios, infográficos, Self Service BI e outros componentes de Business Intelligence envolvidos no projeto.

Nós somos a Imaps!

Com mais de 20 anos de experiência em Data & Analytics, Governança e IA, a iMaps é parceira estratégica de grandes organizações públicas e privadas que buscam estruturar dados como ativo estratégico.


O Data Driven Canvas é uma das metodologias proprietárias que aplicamos para transformar

dados em decisões mais inteligentes.

Dê o primeiro passo para estruturar sua estratégia
de dados.

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(iMaps)